Detalhes do Serviço

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Canafístula

Revisado em: 17/10/2022

É uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social. 8.1 – Programa de Atenção Integral à Família – PAIF Oferta um conjunto de serviços destinados à superação de situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou da falta de acesso a serviços públicos e a direitos sociais. Objetiva prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. O público-alvo deste programa são Famílias e indivíduos em situação grave de desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. 8.2 – Programa Criança Feliz O Programa visa ampliar a rede de atenção e o cuidado integral as crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Objetivo do Programa é orientar as famílias em situação de vulnerabilidade a impulsionar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, e socioemocionais nas crianças através de atividades lúdicas. O Público alvo: Gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; Crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias; Crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar. 8.3 – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Serviço realizado em grupos para garantir oferecer atividades de acordo com a idade das Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. Atende crianças de 0 a 6 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos – PJA, idosos. Desenvolve atividades lúdicas, culturais e esportivas. O objetivo destas atividades é propiciar novas formas de expressão e interação, bem como, promover o fortalecimento das pessoas, a aprendizagem e a proteção social de crianças, adolescentes e suas famílias.

Quem pode utilizar esse serviço?

Cidadão

Etapas para a realização desse serviço?

1

O usuário pode ter acesso a este serviço de forma espontânea, através de encaminhamento da rede socioassistencial, da rede de garantia de direitos e das demais políticas públicas e busca ativa;

2

O CRAS oferece atividades de atendimento, acompanhamento familiar, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, Programa Criança Feliz.

Tempo Necessário

De acordo com cada solicitação

Documentos Necessários

Documentos para pessoa física
Comprovante de Residência Atualizado
CPF
RG -
NIS

Validade do Documento

indeterminado

Outras Informações

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira – das 08H às 12H de 13H às 16H. Endereços: CRAS CANAFÍSTULA – Rua Tertuliano Barbosa Leite, 201 – Canafístula. Área de Abrangência: Canafístula, Jardim Tropical, Nova Esperança, Cangandú, Barro Vermelho. OBS: Os usuários que não residem nos bairros de abrangência, podem se dirigir ao CRAS mais próximo.

Acesso Eletrônico ao Serviço

https://servicos.arapiraca.al.gov.br/abertura