Detalhes do Serviço

VERIFICAÇÃO DE ÁREA

A verificação de área pode ser realizada quando o contribuinte discorda das informações presentes no boletim, quando o mesmo não sabe a localização do imóvel, ou quando existem divergências de informações cadastrais

Quem pode utilizar esse serviço?

Cidadão

Etapas para a realização desse serviço?

1

Contribuinte, em posse da documentação, dá entrada no processo online no site da prefeitura;

2

Setor de cadastro imobiliário da SMFAZ analisa a documentação. Se estiver correta, remete o protocolo à equipe de campo para verificação de imóvel;

3

Cartografia, procede análise e faz atualização da base cartográfica;

4

O protocolo é devolvido à Secretaria Municipal da Fazenda, para que o cadastro do imóvel seja corrigido/atualizado e seja realizado o recálculo dos IPTUs.

Tempo Necessário

15 Dias úteis

Documentos Necessários

Cópia do Registro do Imóvel/ Contrato de Compra e Venda/ Escritura do Imóvel ou qualquer outro documento que comprove a posse do imóvel.
Documentos para ambos
BÁSICO - Cópia do RG, CPF e Comprovante de Residência do Representante Legal da Empresa
Planta baixa do imóvel assinada por responsável técnico e proprietário

Legislação do Serviço

Código tributário municipal - Lei nº 2342/2003

Outras Informações

O departamento de cartografia não possui equipamento para verificação de Imóveis com áreas superiores a 1000m². Assim, para essas situações, solicita-se que o solicitante anexe levantamento planimétrico georreferenciado.